OBJETIVO
Promover e proporcionar momentos de estudos e reflexões dirigidos aos professores atuantes na Educação Infantil da rede Municipal da Educação do Município de Toledo, referente aos tempos e espaços enquanto promotores de relações e às práticas pedagógicas para valorização profissional e uma educação de excelência.
XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMPOS E ESPAÇOS PROMOTORES DE RELAÇÕES
TEMPOS E ESPAÇOS PROMOTORES DE RELAÇÕES
APRESENTAÇÃO
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e abrange o atendimento em creches e pré-escolas. O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando os direitos de aprendizagens, apoiados nos eixos norteadores: interações e brincadeiras. É importante ressaltar que o cuidar e o educar também são características desta etapa da educação e estes são indissociáveis. Neste sentido, compreendemos que a intencionalidade pedagógica está presente em todos os momentos do atendimento na Educação Infantil e, nesta perspectiva elevamos o trabalho nesta etapa da Educação Básica para que esteja voltado ao educar e o cuidar seja apenas um ato intrínseco nas ações previamente planejadas pelo professor.
A proposta da Semana da Educação Infantil é instigar nos profissionais da Educação a construção de um perfil docente aberto ao aprendizado contínuo, a ampliação, a revisão e a inclusão de conceitos, partindo do pressuposto de que profissionais da Educação precisam estar constantemente estudando e buscando ampliar a qualidade de sua percepção e ação pedagógica. Sendo um momento de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, o formato apresentado para a XVIII Semana da Educação Infantil conta com apresentações culturais, palestras e salas de estudo, que serão realizadas por profissionais convidados e por servidores da rede municipal de ensino, que muito tem a contribuir através do compartilhamento de vivências e experiências em sala de aula.
O tema da XVIII Semana da Educação Infantil “Tempos e Espaços Promotores de Relações” tem o objetivo de proporcionar reflexões sobre o uso dos diferentes espaços das instituições de ensino, atrelado à organização da rotina. Pensar que uma rotina bem estruturada favorece o trabalho pedagógico nos leva a refletir que tudo o que é feito na Educação Infantil precisa ser planejado. Utilizar os diferentes espaços como promotores de interações e aprendizagem, mostra que as possibilidades pedagógicas na Educação Infantil são inúmeras e relevantes, ao passo que promovem o aprendizado de forma lúdica, prática e respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular.
Neste sentido, proporcionar momentos de estudos, reflexão e acima de tudo, vislumbre do trabalho realizado na Educação Infantil do município, é essencial para que os professores percebam e validem a importância e relevância de seu trabalho e percebam a importância da constância na busca pelo estudo.
inscrição geral
PROGRAMAÇÃO
21/08/23 - (19h às 20h30) Apresentações culturais - CMEIs e Pré-escola.
Local: Teatro Municipal de Toledo.
22/08/23 - (19h às 20h30) Apresentações culturais - CMEIs e Pré-escola.
Local: Teatro Municipal de Toledo.
23/08/23 - (18h30 às 21h) - Palestra: Tempos e Espaços promotores de relações - Dra. Cassiana Magalhães.
Local: Teatro Municipal de Toledo.
24/08/23 - (8h às 11h) Apresentações culturais e palestra com Professora Mestre Luciane de Fátima Chyczy - O aprender afetivo e efetivo nas vivências dos campos de experiências.
Local: Teatro Municipal de Toledo.
24/08/23 - (13h30 às 16h) Apresentações culturais; abertura oficial do evento e palestra com a Dra. Emília Cipriano - O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o ser criança.
Local: Teatro Municipal de Toledo.
25/08/23 - (8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h) Apresentações de trabalhos realizados por professores da Educação Infantil.
Local: FAG
Organização das salas de estudo: matutino
SALA 1:
Como trabalhar os conceitos de História e Geografia na Educação Infantil
(Leandro de Araújo Crestani)
SALA 2:
Crianças imigrantes e o desafio do acolhimento
(Fabiana Bedun Sackvil)
SALA 3:
Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil
(Patrícia Fabiane Schnorenberger e Alessandra Anezi)
SALA 4:
A prática da fala e linguagem na Educação Infantil
(Juliana Romancini e Ellen Fantinelli)
SALA 5:
A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DO CORPO EM MOVIMENTO PARA A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
(ALINE INÊS PAULY E REGIANE PEREZ DA ROCHA)
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: atividades na educação infantil
(Hanna Luellen Risczik)
MEDIADORA: Paula Regina Lenz
SALA 6:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
(Aline J. Donega e Angelica R. C. Vruck)
“Pequenos Cientistas”: Aprendendo Ciências através da curiosidade e experiências lúdicas
(Adriana Carla Kuhn, Elaine Salete neves, Hanalara Morais Pimenta, Jocelaine de Fátima Paradella)
SENHOR ALFABETO
(JULIANE MARI STORCHIO)
MEDIADORA: Denise Lenhardt
SALA 7:
ESPAÇOS E INTERAÇÕES NO CMEI: um mundo de descobertas
(Ivandra Francisca da Silva Cabral / Valéria Pereira Lopes Pinto)
Construindo o conhecimento sobre o ambiente físico, social e cultural, por meio de experiência, observação, exploração e investigação
(MARIA APARECIDA ESCAMEZ POMINI)
HORTA E ALIMENTOS: Nutritivos e saudáveis
(Adriane Cristiane Engelsing Kotz, Antonia Feliciana da Rocha Oliveira, Julia Regina Dresch Bergamin, Luci Spielmann Hübner, Marcelaine Carla Deak)
OS TRÊS PORQUINHOS (ADRIANA/ELIZABETE/DIANA/ROSANA/JANE) A COR AZUL EM FOCO
(NEUSA CASAGRANDE E CLAUDEMAR MORAES DOS SANTOS)
GRANDEZA DO GELO
(NEUSA CASAGRANDE E CLAUDEMAR MORAES DOS SANTOS)
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FOMENTO À FORMAÇÃO DE ALUNOS APRECIADORES DO MUNDO DA LEITURA
(Dhaiane de Moraes Teixeira)
MEDIADORA: Sandra Sateles Fischer
SALA 8:
Ciências (Claudia,Luana,Marciana)
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CARTA
(GELCIMARA SEVERO DA SILVA)
DESCOBRINDO AS SENSAÇÕES: Através da exploração e manipulação
(Adriane Wengrat Stockmann, Djeisci Monique Maldaner, Lucilene Seibel, Márcia Magali Valente Prestes)
A SEQUÊNCIA LÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL
(Beatriz Aparecida de Freitas, Patrícia Christina Bussolaro e Andréia)
LÁ VEM HISTÓRIA: O aprender de forma lúdica
(Elisangela Simon e Ludimila Batista Valentini)
PROJETO SARAU LITERÁRIO INFANTIL 5 CONHECENDO OS POEMAS DE CECÍLIA MEIRELES
(ELIANE CRISTINA ZEPNICKI)
MEDIADORA: Valdinéia Fernandes
SALA 9:
Autoconhecimento para educadores: desenvolvendo sua Inteligência Emocional
(Adriana do Nascimento)
MEDIADORA: Silvane Vanelli
SALA 10:
Experiências sonoro visuais
(Daline Ferrari)
SALA 11:
INCENTIVO À LEITURA: Pequenos leitores
(Roseli Gella das Mercês e Tainá Ribeiro Quadros)
APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA: Linguagem Musical (LEILA JOICE DA SILVA GLAESER SCHADECK, SINTHIA MARA FRANCO, VALDIRENE ALMEIDA DE ARAÚJO)
Dia do amarelo
(Marli Alves de Almeida e Neiva Luiza k. Marques)
MEDIADORA: Kelly Meier
SALA 12:
Como estimular uma criança com Síndrome de Down? Conceitos e Possibilidades
(Andréia Strenske)
SALA 13: O desfralde no Autismo. Será que meu aluno está preparado? Desafios e possibilidades
(Nilmara Martins)
SALA 14:
TEA: Avaliação e as possibilidades de intervenção
(Danieli Bringmann e Divânia - CIPE)
SALA 15:
O uso das tecnologias na Educação Infantil: cuidados e possibilidades.
(Leiliane Morante - CIPE)
SALA 16:
Construção do pensamento matemático na Educação Infantil
(Luciane Chyczy)
MEDIADORA: Patyara Macedo
SALA 17:
Possibilidades de um novo olhar para Deficiência Intelectual
(Marilaine Gatto - CIPE)
SALA 18:
A importância da estimulação auditiva na educação infantil. Conceitos e sugestões.
(Patrícia Nascimento - CIPE)
SALA 19:
Educação, Diversidade e Meio Ambiente
(Caroline Recalcatti)
Organização das salas de estudo: vespertino
SALA 1:
Como trabalhar os conceitos de História e Geografia na Educação Infantil
(Leandro de Araújo Crestani)
SALA 2:
A ARTE E A NATUREZA: práticas artísticas com a utilização de elementos naturais na Educação Infantil
(Larissa Mayara Schenkel)
PSICOMOTRICIDADE ALINHADA A UMA ATIVIDADE COM “PALITOS MÁGICOS” (Luciana Roberta Felicetti Rech)
Atitude investigativa: o explorar na Educação Infantil (Rosaura)
MEDIADORA: Paula Regina Lenz
SALA 3:
Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil
(Patrícia Fabiane Schnorenberger e Alessandra Anezi)
SALA 4:
EXPLORANDO AS SENSAÇÕES
(Simone Brixner e Viviani Piovesan)
Meu tamanho
(Luana Patricia Neunfeld Kuhn)
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: Aprender brincando
(Vitória Carolina Clementino Maccari e Rosely Aparecida de Oliveira Mori)
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM FOCO NO AMBIENTE DA SALA DE AULA
(EMANUELLI RENOSTO E RENATA PEREIRA DA CRUZ)
COLCHA DE RETALHOS
(CAMILA / KELLY)
Alimentação Saudável: Aromas e sabores
(Jaqueline Bolognes de Paula)
SALA 5:
Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana
(Carla Michelon e Sandra Kopeginski)
SALA 6:
Musicalização na Educação Infantil: a música aplicada como recurso de ensino e aprendizagem no CMEI Katiuscia Gayardo
(Jociane Gonçalves Neri, Damaris B. Vogel Pfeifer, Renata Carolina O. de Marchi, Andrea Oliveira)
AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por meio de diferentes linguagens
(ELENICE E KATHLEN)
O ESPAÇO COMO PROMOTOR DE APRENDIZAGEM (IVONE DE FARIA) A CAIXA DIVERTIDA
(LILIANE E LÍDIA)
ESTUDO DO SOLO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Claudiane Guttler, Elizangela de Mello Alves de Souza, Mari Tania C. Tielke)
HORTA MANDALA (ISABEL CRISTINA HOECKELE) Aprendizagem e desenvolvimento motor através da ludicidade: a arte do brincar
(Elenice Cristina Bach e Rosane Moreira Duarte Claus)
SALA 7:
Modelagem Matemática: contribuições na Educação Infantil
(Tatianny Mottin Dartora)
SALA 8:
Como estimular uma criança com Síndrome de Down? Conceitos e Possibilidades
(Andréia Strenske)
SALA 9:
Autoconhecimento para educadores: desenvolvendo sua Inteligência Emocional
(Adriana do Nascimento)
MEDIADORA: Patyara Macedo
SALA 10:
Experiências sonoro visuais (Daline Ferrari)
SALA 11:
Construção do pensamento matemático na Educação Infantil
(Luciane Chyczy)
MEDIADORA: Leila Boeno
SALA 12:
O desfralde no Autismo. Será que meu aluno está preparado? Desafios e possibilidades
(Nilmara Martins)
SALA 13:
TEA: Avaliação e as possibilidades de intervenção
(Danieli Bringmann e Divânia - CIPE)
SALA 14:
O uso das tecnologias na Educação Infantil: cuidados e possibilidades.
(Leiliane Morante - CIPE)
SALA 15:
Possibilidades de um novo olhar para Deficiência Intelectual
(Marilaine - CIPE)
SALA 16:
A importância da estimulação auditiva na educação infantil. Conceitos e sugestões.
(Patrícia Nascimento - CIPE)
SALA 17:
Metodologias e estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças autistas e outras deficiências na Educação Infantil
(Maria Rosalina Petri)
SALA 18:
Atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica municipal no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
(Eli e Liliane)
SALA 19:
APRENDIZAGEM: LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO
(Veralice - Clínica Renascer)
Organização das apresentações culturais
21/08/23
HORÁRIO: 19h
CMEI: Constantina
NOME DA APRESENTAÇÃO:
HORÁRIO: 19h15min
CMEI: ÂNGELA NEOLETE WESSEL
NOME DA APRESENTAÇÃO:
HORÁRIO: 19h30min
CMEI: Vó tharcila
NOME DA APRESENTAÇÃO: A lagarta comilona
HORÁRIO: 19h40min
CMEI: DIVA BORDIN FONTANA
NOME DA APRESENTAÇÃO: Fumaça
HORÁRIO: 19h50min
CMEI: Diva Bordin Fontana
NOME DA APRESENTAÇÃO: Dorotéia centopéia e Tindolelê
HORÁRIO: 20h
CMEI: Cantinho Feliz
NOME DA APRESENTAÇÃO: Lavando a roupa e Mosquito Tic - MC Creu
HORÁRIO: 20h15min
CMEI: Rosane Peripolli Fontes
NOME DA APRESENTAÇÃO: A saia da boneca
HORÁRIO: 20h25min
ESCOLA: CARLOS FRIEDRICH
NOME DA APRESENTAÇÃO:
HORÁRIO: 20h35mini Pingo de Gente
NOME DA APRESENTAÇÃO: Minhas mãos e estátua diferente
HORÁRIO: 20h25min
CMEI: KATIUSCIA GAYARDO
NOME DA APRESENTAÇÃO: Rosa juvenil
HORÁRIO: 21h15min
CMEI: CRESCER E APRENDER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Lavadeira
22/08/23
HORÁRIO: 19h
CMEI: NONA GEMA
NOME DA APRESENTAÇÃO:
HORÁRIO: 19h10min
CMEI: PROF. CLEUSI APARECIDA BERGER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Infantil 2 - Devagarinho
HORÁRIO: 19h25min
CMEI: PROF. CLEUSI APARECIDA BERGER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Infantil 3 - Eu vou pegar o trem
HORÁRIO: 19h40min
CMEI: PROFESSORA OTÍLIA STÉDILE
NOME DA APRESENTAÇÃO: Eu sou criança
HORÁRIO: 19h50min
CMEI: Professora Iraci de Souza Batista
NOME DA APRESENTAÇÃO: Minhas mãos e funk do patinho
HORÁRIO: 20h
CMEI: EVERALDO CÉSAR ADORNO CARVALHO
NOME DA APRESENTAÇÃO:
HORÁRIO: 20h10min
CMEI: SÂMIA LUÍSE SANCHES CHIELLA
NOME DA APRESENTAÇÃO: Florzinha linda
HORÁRIO: 20h30min
CMEI: Sueli Gruber
NOME DA APRESENTAÇÃO: Acorda Coelho - Cacau Vargas
HORÁRIO: 20h40min
CMEI: SÂMIA LUÍSE SANCHES CHIELLA
NOME DA APRESENTAÇÃO: Pano encantado
HORÁRIO: 20h50min
CMEI: JENNY DONADUZZI
NOME DA APRESENTAÇÃO: A lagarta comilona
24/08/23
HORÁRIO: 8h
ESCOLA: SHIRLEY MARIA LORANDI SAURIN
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -
HORÁRIO: 8h10min
ESCOLA: ARSÊNIO HEISS
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -
HORÁRIO: 8h20min
ESCOLA: ECOLÓGICA PROF. ARI ARCÁSSIO GOSSLER
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 5 -
HORÁRIO: 13h30min
ESCOLA: WALDYR BECKER
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 5 -
HORÁRIO: 13h40min
ESCOLA: ANTÔNIO SCAIN
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -
HORÁRIO: 13h50min
ESCOLA: MIGUEL DEWES
NOME DA APRESENTAÇÃO: Aluno Bernardo Miguel Steffens Cipriano
Publicado por Alexssandro Morgenroth em 07/08/2023
NITE - Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais