OBJETIVO 

Promover e proporcionar momentos de estudos e reflexões dirigidos aos professores atuantes na Educação Infantil da rede Municipal da Educação do Município de Toledo, referente aos tempos e espaços enquanto promotores de relações e às práticas pedagógicas para valorização profissional e uma educação de excelência. 

XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMPOS E ESPAÇOS PROMOTORES DE RELAÇÕES 

APRESENTAÇÃO 

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e abrange o atendimento em creches e pré-escolas. O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando os direitos de aprendizagens, apoiados nos eixos norteadores: interações e brincadeiras. É importante ressaltar que o cuidar e o educar também são características desta etapa da educação e estes são indissociáveis. Neste sentido, compreendemos que a intencionalidade pedagógica está presente em todos os momentos do atendimento na Educação Infantil e, nesta perspectiva elevamos o trabalho nesta etapa da Educação Básica para que esteja voltado ao educar e o cuidar seja apenas um ato intrínseco nas ações previamente planejadas pelo professor. 

A proposta da Semana da Educação Infantil é instigar nos profissionais da Educação a construção de um perfil docente aberto ao aprendizado contínuo, a ampliação, a revisão e a inclusão de conceitos, partindo do pressuposto de que profissionais da Educação precisam estar constantemente estudando e buscando ampliar a qualidade de sua percepção e ação pedagógica. Sendo um momento de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, o formato apresentado para a XVIII Semana da Educação Infantil conta com apresentações culturais, palestras e salas de estudo, que serão realizadas por profissionais convidados e por servidores da rede municipal de ensino, que muito tem a contribuir através do compartilhamento de vivências e experiências em sala de aula.

O tema da XVIII Semana da Educação Infantil “Tempos e Espaços Promotores de Relações” tem o objetivo de proporcionar reflexões sobre o uso dos diferentes espaços das instituições de ensino, atrelado à organização da rotina. Pensar que uma rotina bem estruturada favorece o trabalho pedagógico nos leva a refletir que tudo o que é feito na Educação Infantil precisa ser planejado. Utilizar os diferentes espaços como promotores de interações e aprendizagem, mostra que as possibilidades pedagógicas na Educação Infantil são inúmeras e relevantes, ao passo que promovem o aprendizado de forma lúdica, prática e respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular. 

Neste sentido, proporcionar momentos de estudos, reflexão e acima de tudo, vislumbre do trabalho realizado na Educação Infantil do município, é essencial para que os professores percebam e validem a importância e relevância de seu trabalho e percebam a importância da constância na busca pelo estudo.

inscrição geral

PROGRAMAÇÃO 

21/08/23 - (19h às 20h30) Apresentações culturais - CMEIs e Pré-escola.
Local: Teatro Municipal de Toledo.

22/08/23 - (19h às 20h30) Apresentações culturais - CMEIs e Pré-escola.
Local: Teatro Municipal de Toledo.

23/08/23 - (18h30 às 21h) - Palestra: Tempos e Espaços promotores de relações - Dra. Cassiana Magalhães.
Local: Teatro Municipal de Toledo.

24/08/23 - (8h às 11h) Apresentações culturais e palestra com Professora Mestre Luciane de Fátima Chyczy - O aprender afetivo e efetivo nas vivências dos campos de experiências.
Local: Teatro Municipal de Toledo.

24/08/23 - (13h30 às 16h) Apresentações culturais; abertura oficial do evento e palestra com a Dra. Emília Cipriano - O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o ser criança.
Local: Teatro Municipal de Toledo.

25/08/23 - (8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h) Apresentações de trabalhos realizados por professores da Educação Infantil.
Local: FAG

Organização das salas de estudo: matutino

SALA 1:  

Como trabalhar os conceitos de História e Geografia na Educação Infantil 

 (Leandro de Araújo Crestani) 

SALA 2:  

Crianças imigrantes e o desafio do acolhimento 

(Fabiana Bedun Sackvil) 

SALA 3:  

Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil
(Patrícia Fabiane Schnorenberger e Alessandra Anezi) 

SALA 4:  

A prática da fala e linguagem na Educação Infantil
(Juliana Romancini e Ellen Fantinelli) 

SALA 5:  

A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DO CORPO EM MOVIMENTO PARA A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 

(ALINE INÊS PAULY E REGIANE PEREZ DA ROCHA) 


CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: atividades na educação infantil

 (Hanna Luellen Risczik) 


MEDIADORA: Paula Regina Lenz 

SALA 6:  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

(Aline J. Donega e Angelica R. C. Vruck) 


“Pequenos Cientistas”: Aprendendo Ciências através da curiosidade e experiências lúdicas

 (Adriana Carla Kuhn, Elaine Salete neves, Hanalara Morais Pimenta, Jocelaine de Fátima Paradella) 


SENHOR ALFABETO

(JULIANE MARI STORCHIO) 


MEDIADORA: Denise  Lenhardt

SALA 7:  

ESPAÇOS E INTERAÇÕES NO CMEI: um mundo de descobertas

(Ivandra Francisca da Silva Cabral / Valéria Pereira Lopes Pinto) 


Construindo o conhecimento sobre o ambiente físico, social e cultural, por meio de experiência, observação, exploração e investigação

 (MARIA APARECIDA ESCAMEZ POMINI)


HORTA E ALIMENTOS: Nutritivos e saudáveis

(Adriane Cristiane Engelsing Kotz, Antonia Feliciana da Rocha Oliveira, Julia Regina Dresch Bergamin, Luci Spielmann Hübner, Marcelaine Carla Deak)


OS TRÊS PORQUINHOS (ADRIANA/ELIZABETE/DIANA/ROSANA/JANE) A COR AZUL EM FOCO

(NEUSA CASAGRANDE E CLAUDEMAR MORAES DOS SANTOS) 


GRANDEZA DO GELO

(NEUSA CASAGRANDE E CLAUDEMAR MORAES DOS SANTOS) 


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FOMENTO À FORMAÇÃO DE ALUNOS APRECIADORES DO MUNDO DA LEITURA

(Dhaiane de Moraes Teixeira) 


MEDIADORA: Sandra Sateles Fischer 

SALA 8:  

Ciências (Claudia,Luana,Marciana)


MEIOS DE COMUNICAÇÃO CARTA

(GELCIMARA SEVERO DA SILVA) 


DESCOBRINDO AS SENSAÇÕES: Através da exploração e manipulação

(Adriane Wengrat Stockmann, Djeisci Monique Maldaner, Lucilene Seibel, Márcia Magali Valente Prestes)


 A SEQUÊNCIA LÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

 (Beatriz Aparecida de Freitas, Patrícia Christina Bussolaro e Andréia)


 LÁ VEM HISTÓRIA: O aprender de forma lúdica 

(Elisangela Simon e Ludimila Batista Valentini) 


PROJETO SARAU LITERÁRIO INFANTIL 5 CONHECENDO OS POEMAS DE CECÍLIA MEIRELES

(ELIANE CRISTINA ZEPNICKI) 


MEDIADORA: Valdinéia Fernandes

SALA 9:  

Autoconhecimento para educadores: desenvolvendo sua Inteligência Emocional

(Adriana do Nascimento) 


MEDIADORA: Silvane Vanelli 

SALA 10: 

Experiências sonoro visuais

 (Daline Ferrari) 

SALA 11:  

INCENTIVO À LEITURA: Pequenos leitores

(Roseli Gella das Mercês e Tainá Ribeiro Quadros) 


APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA: Linguagem Musical (LEILA JOICE DA SILVA GLAESER SCHADECK, SINTHIA MARA FRANCO, VALDIRENE ALMEIDA DE ARAÚJO)


Dia do amarelo 

(Marli Alves de Almeida e Neiva Luiza k. Marques) 


MEDIADORA: Kelly Meier 

SALA 12:  

Como estimular uma criança com Síndrome de Down? Conceitos e Possibilidades

 (Andréia Strenske) 

SALA 13:  O desfralde no Autismo. Será que meu aluno está preparado? Desafios e possibilidades

(Nilmara Martins) 

SALA 14:  

TEA: Avaliação e as possibilidades de intervenção

(Danieli Bringmann e Divânia - CIPE) 

SALA 15:  

O uso das tecnologias na Educação Infantil: cuidados e possibilidades.

(Leiliane Morante - CIPE)  

SALA 16:  

Construção do pensamento matemático na Educação Infantil

(Luciane Chyczy) 


MEDIADORA: Patyara Macedo 

SALA 17:

Possibilidades de um novo olhar para Deficiência Intelectual

 (Marilaine Gatto - CIPE) 

SALA 18:

A importância da estimulação auditiva na educação infantil. Conceitos e sugestões. 

(Patrícia Nascimento - CIPE)  

SALA 19:

Educação, Diversidade e Meio Ambiente

(Caroline Recalcatti) 

Organização das salas de estudo: vespertino

SALA 1: 

Como trabalhar os conceitos de História e Geografia na Educação Infantil 

(Leandro de Araújo Crestani) 

SALA 2

A ARTE E A NATUREZA: práticas artísticas com a utilização de elementos naturais na Educação Infantil

(Larissa Mayara Schenkel) 


PSICOMOTRICIDADE ALINHADA A UMA ATIVIDADE COM “PALITOS MÁGICOS” (Luciana Roberta Felicetti Rech)


 Atitude investigativa: o explorar na Educação Infantil (Rosaura) 


MEDIADORA: Paula Regina Lenz 

SALA 3:  

Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil 

(Patrícia Fabiane Schnorenberger e Alessandra Anezi) 

SALA 4:  

EXPLORANDO AS SENSAÇÕES 

(Simone Brixner e Viviani Piovesan) 


Meu tamanho

(Luana Patricia Neunfeld Kuhn) 


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: Aprender brincando

(Vitória Carolina Clementino Maccari e Rosely Aparecida de Oliveira Mori) 


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM FOCO NO AMBIENTE DA SALA DE AULA

(EMANUELLI RENOSTO E RENATA PEREIRA DA CRUZ) 


COLCHA DE RETALHOS
(CAMILA / KELLY) 


Alimentação Saudável: Aromas e sabores 

(Jaqueline Bolognes de Paula) 

SALA 5:  

Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana

(Carla Michelon e Sandra Kopeginski) 

SALA 6:  

Musicalização na Educação Infantil: a música aplicada como recurso de ensino e aprendizagem no CMEI Katiuscia Gayardo
(Jociane Gonçalves Neri, Damaris B. Vogel Pfeifer, Renata Carolina O. de Marchi, Andrea Oliveira)


AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por meio de diferentes linguagens
(ELENICE E KATHLEN) 


O ESPAÇO COMO PROMOTOR DE APRENDIZAGEM (IVONE DE FARIA) A CAIXA DIVERTIDA
(LILIANE E LÍDIA) 


ESTUDO DO SOLO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Claudiane Guttler, Elizangela de Mello Alves de Souza, Mari Tania C. Tielke) 


HORTA MANDALA (ISABEL CRISTINA HOECKELE) Aprendizagem e desenvolvimento motor através da ludicidade: a arte do brincar
(Elenice Cristina Bach e Rosane Moreira Duarte Claus) 

SALA 7:  

Modelagem Matemática: contribuições na Educação Infantil

(Tatianny Mottin Dartora)  

SALA 8: 

Como estimular uma criança com Síndrome de Down? Conceitos e Possibilidades

(Andréia Strenske) 

SALA 9:  

Autoconhecimento para educadores: desenvolvendo sua Inteligência Emocional 

(Adriana do Nascimento) 


MEDIADORA: Patyara Macedo

SALA 10:  

Experiências sonoro visuais (Daline Ferrari) 

SALA 11:  

Construção do pensamento matemático na Educação Infantil

(Luciane Chyczy) 


MEDIADORA: Leila Boeno 

SALA 12: 

O desfralde no Autismo. Será que meu aluno está preparado? Desafios e possibilidades

(Nilmara Martins) 

SALA 13:  

TEA: Avaliação e as possibilidades de intervenção

 (Danieli Bringmann e Divânia - CIPE) 

SALA 14:  

O uso das tecnologias na Educação Infantil: cuidados e possibilidades. 

(Leiliane Morante - CIPE) 

SALA 15:  

Possibilidades de um novo olhar para Deficiência Intelectual

(Marilaine - CIPE) 

SALA 16:  

A importância da estimulação auditiva na educação infantil. Conceitos e sugestões. 

(Patrícia Nascimento - CIPE) 

SALA 17:  

Metodologias e estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças autistas e outras deficiências na Educação Infantil 

(Maria Rosalina Petri) 

SALA 18:  

Atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica municipal no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

(Eli e Liliane) 

SALA 19:  

APRENDIZAGEM: LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO

(Veralice - Clínica Renascer) 

Organização das apresentações culturais

21/08/23

 HORÁRIO: 19h
CMEI: Constantina
NOME DA APRESENTAÇÃO: 

 HORÁRIO: 19h15min
CMEI: ÂNGELA NEOLETE WESSEL
NOME DA APRESENTAÇÃO: 

 HORÁRIO: 19h30min
CMEI: Vó tharcila
NOME DA APRESENTAÇÃO: A lagarta comilona 

 HORÁRIO: 19h40min
CMEI: DIVA BORDIN FONTANA
NOME DA APRESENTAÇÃO: Fumaça 

 HORÁRIO: 19h50min
CMEI: Diva Bordin Fontana  
NOME DA APRESENTAÇÃO: Dorotéia centopéia e Tindolelê 

 HORÁRIO: 20h
CMEI: Cantinho Feliz
NOME DA APRESENTAÇÃO: Lavando a roupa e Mosquito Tic - MC Creu 

 HORÁRIO: 20h15min
CMEI: Rosane Peripolli Fontes
NOME DA APRESENTAÇÃO: A saia da boneca 

 HORÁRIO: 20h25min
ESCOLA: CARLOS FRIEDRICH
NOME DA APRESENTAÇÃO:  

 HORÁRIO: 20h35mini Pingo de Gente
NOME DA APRESENTAÇÃO: Minhas mãos e estátua diferente 

 HORÁRIO: 20h25min
CMEI: KATIUSCIA GAYARDO
NOME DA APRESENTAÇÃO: Rosa juvenil 

 HORÁRIO: 21h15min
CMEI: CRESCER E APRENDER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Lavadeira 

22/08/23

 HORÁRIO: 19h
CMEI: NONA GEMA  
NOME DA APRESENTAÇÃO: 

HORÁRIO: 19h10min  
CMEI: PROF. CLEUSI APARECIDA BERGER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Infantil 2 - Devagarinho 

HORÁRIO: 19h25min 
CMEI: PROF. CLEUSI APARECIDA BERGER
NOME DA APRESENTAÇÃO: Infantil 3 - Eu vou pegar o trem 

 HORÁRIO: 19h40min  
CMEI: PROFESSORA OTÍLIA STÉDILE   
NOME DA APRESENTAÇÃO: Eu sou criança 

HORÁRIO: 19h50min
CMEI: Professora Iraci de Souza Batista
NOME DA APRESENTAÇÃO: Minhas mãos e funk do patinho 

HORÁRIO: 20h
CMEI: EVERALDO CÉSAR ADORNO CARVALHO
NOME DA APRESENTAÇÃO:

 HORÁRIO: 20h10min   
CMEI: SÂMIA LUÍSE SANCHES CHIELLA
NOME DA APRESENTAÇÃO: Florzinha linda 

HORÁRIO: 20h30min  
CMEI: Sueli Gruber  
NOME DA APRESENTAÇÃO: Acorda Coelho - Cacau Vargas 

HORÁRIO: 20h40min  
CMEI: SÂMIA LUÍSE SANCHES CHIELLA  
NOME DA APRESENTAÇÃO: Pano encantado 

 HORÁRIO: 20h50min    
CMEI: JENNY DONADUZZI
NOME DA APRESENTAÇÃO: A lagarta comilona 

24/08/23

HORÁRIO: 8h   
ESCOLA: SHIRLEY MARIA LORANDI SAURIN
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -  

HORÁRIO: 8h10min 
ESCOLA: ARSÊNIO HEISS
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -  

HORÁRIO: 8h20min 
ESCOLA: ECOLÓGICA PROF. ARI ARCÁSSIO GOSSLER
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 5 -  

HORÁRIO: 13h30min   
ESCOLA: WALDYR BECKER
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 5 -  

HORÁRIO: 13h40min
ESCOLA: ANTÔNIO SCAIN  
NOME DA APRESENTAÇÃO: INFANTIL 4 -  

HORÁRIO: 13h50min   
ESCOLA: MIGUEL DEWES
NOME DA APRESENTAÇÃO: Aluno Bernardo Miguel Steffens Cipriano 

Publicado por Alexssandro Morgenroth em 07/08/2023
NITE - Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais