PROGRAMA DE FORMAÇÃO EDUGESTOR
O Programa de Formação EduGestor faz parte das ações propostas pela Secretaria Municipal da Educação de Toledo e surgiu da necessidade de construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs da Educação Básica Pública. A formação dos gestores será promovida entre a SMED, Departamento Jurídico, Planejamento e Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Toledo.
OBJETIVO GERAL
Formar Gestores Educacionais das Escolas Públicas da Educação Básica nos princípios da Gestão Democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Incentivar os gestores a refletir sobre a Gestão Democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante;
* Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola;
* Compreender os processos educativos e a organização escolar, o planejamento escolar, a aprendizagem em sala de aula, e as práticas avaliativas educacionais;
* Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação da gestão escolar;
* Compreender o movimento de construção da Gestão Democrática nas escolas públicas.
* Conceituar Gestão Democrática e seus mecanismos;
* Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação;
* Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.