SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LINGUAGENS, INTERAÇÕES E APRENDIZAGEM

APRESENTAÇÃO
O tema da XVII Semana da Educação Infantil “Linguagens, Interações e Aprendizagens” tem por objetivo proporcionar reflexões sobre o trabalho pedagógico, considerando as concepções da teoria Histórico-Cultural, que defende as interações como princípio para a aprendizagem e humanização, assim como o respeito e valorização das diferentes características das crianças que atendemos, como potencializador do desenvolvimento e processo de construção das Funções Psicológicas Superiores. Sendo assim, proporcionar momentos de estudos é essencial para que os professores percebam e validem a importância de seu trabalho, aprimorando sua prática.

Neste ano, a XVII Semana da Educação Infantil tem sua programação organizada no formato de palestras e salas temáticas, conforme cronograma:

Dia 26/09/2022 – 18:30 horas - Teatro Municipal de Toledo

Palestra com a Profª Dra. Elvenice Tatiana Zóia, com o tema “Desenvolvimento Infantil e uma formação humanizadora”;

Dia 27/09/2022 – 8:00 – 11:30 – 13:30 – 17:00 horas- Teatro Municipal de Toledo 

Palestras com a Profª Dra. Lucineia Maria Lazaretti, com os temas “Interação entre o Planejamento e a Prática Pedagógica” e “Interações entre os processos de leitura mediada e a formação de leitores”;

Dia 28/09/2022 - Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - 8:00 – 11:30 – 13:30 – 17:00 horas

Salas temáticas com apresentações de propostas de trabalhos e estudos: apresentações de atividades realizadas com as crianças durante o ano letivo de 2021 ou 2022. Salas de Estudo, com diferentes abordagens e mediadores.

LINKS PARA INSCRIÇÃO

ATENÇÃO!

O evento está aberto para inscrições de professores que atuam na Educação Infantil no município de Toledo, assim como para diretores e coordenadores das instituições de ensino.

O primeiro dia do evento 26/09 está aberto para a participação de todos os profissionais da rede municipal, porém SEM geração de certificado específico para esta primeira palestra.

Os certificados do evento serão emitidos com a carga horária total (20 horas) mediante apresentação do comprovante de participação, que será entregue na abertura do evento.Os participantes da Semana de Educação Infantil devem se inscrever em quatro links, sendo eles:

1º. Inscrição para o dia 26/09;

2º. Inscrição para o dia 27/09;

3º. Inscrição para as salas temáticas (matutino);

4º. Inscrição para as salas temáticas (vespertino).

OBSERVAÇÃO: Os servidores que farão mediação ou apresentarão em sala temática estarão automaticamente inscritos na sala, somente no período de sua apresentação, sendo necessário inscrever-se para o período do dia 28/09 em que participarão como ouvintes.

26/09/2022 - Teatro Municipal de Toledo 

Palestra: Dra. Elvenice Tatiana Zóia 

27/09/2022 - Teatro Municipal de Toledo 

Palestra: Dra. Lucineia Maria Lazaretti 

28/09/2022 - Matutino - 8:00-11:30 horas - faculdade Assis Gurgacz (FAG) 

SALA 1:  

Imaginação, criatividade e linguagem 

(Ney Arboleya).

SALA 2:  

O corpo e o movimento na Educação Infantil

(Flávia Hissamura).

SALA 3:  

O Conhecimento Matemático na Educação Infantil (Herley).

SALA 4:  

Identidades e alteridades

 (Fabiana Bedun) .

SALA 5:  

Solos, fauna e flora: uma releitura para educação infantil (Franciele, Sandra e Carla).

SALA 6:  

Experiências sonoro visuais

(Daline e Mariana).

SALA 7:  

Brincadeiras de roda e dança circular

(Márcia Mendes).

SALA 8:  

BRINCANDO E FAZENDO ARTE (Evanira Teodoro Paes e Noêmia Fátima Brum)

Lista de materiais: retalhos de tecidos, feltro e EVA, fita mimosa, botões diversos, tesoura, cola quente, miçangas, agulha e linhas de costura.

SALA 9:  

ARTES DE BRINCAR (Denilza da Silva Amorim Zimmermann, Jeane Silveira Pavão, Patricia Pereira do Nascimento, Sandra Regina Casarim Gaspar, Vilma Rodrigues) UM MUNDINHO DE BOAS ATITUDES (Kátia Aline Vieira Pinto, Maria Nilce Aires) DESCOBRINDO A PÁTRIA (Jenifer Andressa de Sant’ Ana, Lindamir Schiavini Petry, Fernanda Maria Dias Machado Pommerenke) 

O LÚDICO COMO ATIVIDADE GUIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (Josiane Schreiner Roque e Vera Lucia Ueda).

SALA 10: 

CONHECENDO AS EMOÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: proposta pedagógica “o monstro das cores” (Denise Maiara Lenhardt, Jessicka Fernanda Pereira Stanazio, Joice Belegante, Valdinéia Fernandes de Souza da Silva) 

TENDA LITERÁRIA: Cada vida uma história (Elys Karine Helmich da Silva, Rafael Vieira Macedo) 

ADAPTANDO ATIVIDADES E GARANTINDO O DESENVOLVIMENTO (Tatiane Karine Pereira, Maria Tereza Pereira da Silva) 

HABILIDADES MANUAIS: desenvolvendo e ampliando as possibilidades motoras (Daiana da Silva, Natiele Cristina de Santana Zotti).

SALA 11:  

A MAGIA DAS HISTÓRIAS (Denise de Almeida Lima e Silva, Luciene Maria Castellani Garbellini, Paula Marlene Klassen) 

A Vaquinha Preta e a Galinha Ruiva (Alessandra Menegolla Goettems, Iara Inês Egewarth) 

DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A VIDA (Joseane Tamira Noamann Maier) MORDIDA NÃO, NAPOLEÃO! (ANNA LUCIA MIRA DA SILVA, KELLI CRISTINA BERTI CORDEIRO) 

ORQUESTRA DE PAPEL: ritmos e música (Luana Menegon, Raquel Fidelis, Thais Meinerz).

SALA 12:  

INTRODUÇÃO À MINDFULNESS: Uma prática essencial na vida do professor (Luciana Cadamuro)  

Lista de materiais: colchonete ou tapete ou manta. Algo que possa utilizar para sentar/deitar em cima.

SALA 13:  

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SEUS ENCANTOS (Aline Birkhan Santos, Ana Paula Marchi Salvador, Rute Gerlach Lopes, Zenecilda da Rocha) 

Lista de Materiais:um livro de história infantil que seja de seu agrado.

SALA 14:  

EI, PROFESSOR? COMO ESTÁ A SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? (Adriana do Nascimento, Fernanda Menegazzo, Leolzira Gomes de Oliveira).

SALA 15:  

O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexões e possibilidades. (Eliane Aparecida da Silva Luiz, Valdenice Cesconeto) 

 

28/09/2022 - Vespertino 13:30 – 17:00 horas - faculdade Assis Gurgacz (FAG) 

SALA 1: 

INCLUSÃO NA PRÁTICA: Fazer… Acontecer. (Abigair Staut Santana Maria, Elenice Ledur, Maria Ernestina Terra da Silva, Priscila Bazoti Rafaski Benevento, Suelen Aline Araújo Borelli) 

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA HORTA E JARDINS: Cultivando aprendizado e cuidado (Liliane Natalia Becker) 

PINGO NA MINHA CASA: Projeto de leitura na Educação Infantil (Carla Dallabarba, Kelly Cristina Ferreira, Raquel Chiara Hillebrand Coppini) 

FOLCLORE: um passeio pela riqueza do saber popular. (Rejane Cristina Hillebrand Schmidt) 

SALA 2:  

O corpo e o movimento na Educação Infantil (Flávia Hissamura)  


SALA 3:  

ESTIMULANDO A AFETIVIDADE ATRAVÉS DO LÚDICO: mais afetividade, menos conflitos. (Cassia Cristiane de Lima Paredes, Elisangela Simon, Vanda Poliana Ramos) A ARTE DE ENCANTAR ATRAVÉS DA MÚSICA (Cleonice BONOMO, Fatima COITO, Juliane Almeida de Pinho GOZZER, Rosane Moreira Duarte CLAUS) CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: desenvolvendo a imaginação (Aline Jardim Donega, Ana Cristina Merlo, Ieda Caroline Ventura Bendo, Larissa Mayara Schenkel) Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: transformações e experiências com crianças pequenas (Maternal II) (Ana Cristina da Solidade Silva, Hanalara Morais Pimenta, Jocelaine de Fátima Paradella, Sandra Moreira) 

SALA 4:  

A interpretação de gêneros textuais na Educação Infantil: Possibilidades de trabalhos com crianças de 3 e 4 anos (Amélia Terue Sato Sukekawa, Caroline Cecconi, Elaine Salete Neves, Leila Cavalli) 

EXPERIÊNCIAS COM MAGNETISMO E FLUTUAÇÃO (Cláudia Vanessa Robl Mendonça, Rosane Vanessa Taraczuk Enz) 

SALA 5:  

Solos, fauna e flora: uma releitura para educação infantil (Franciele, Sandra e Carla)

SALA 6:  

Experiências sonoro visuais (Daline e Mariana)  

SALA 7:  

Brincadeiras de roda e dança circular (Márcia Mendes)  

SALA 8: 

LUZ E SOMBRA: Um contraste que diverte e ensina (Leila Joice da Silva Glaeser Schadeck, Fernanda Medina Vitti) 

PROJETO VISITA AS CASAS (Luci Maria Rossetto Mayer) 

ADAPTANDO ATIVIDADES E GARANTINDO O DESENVOLVIMENTO (Tatiane Karine Pereira, Maria Tereza Pereira da Silva) 

O INCENTIVO DA LEITURA NO CONTEXTO FAMILIAR (Adriana do Nascimento, Fernanda Menegazzo, Leolzira Gomes de Oliveira) 

CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO (Selma e Rosane) 

SALA 9:  

Síndrome de Down: estimulações realizadas no CIPE (Andreia Strenske Werner) DA IMAGINAÇÃO A CRIAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL NO FOLCLORE - Mostra Folclórica (ANA CRISTINA KOLLING DE ALMEIDA, ALESSANDRA MARIA GOMES DA SILVA) 

CORPO E MOVIMENTO - Psicomotricidade na escola (Ana Caroline Lenhardt, Monica Regina Vitt Simon, Juliana Menegheti Angelotti Mendonça) 

SALA 10:  

Desenvolvimento da fala e da linguagem e as contribuições da fonoaudiologia na educação infantil (Ellen Fantinelli, Juliana Romancini)  

SALA 11:  

O ACOLHIMENTO DAS FAMÍLIAS REALIZADO NO CIPE (Nilmara das Neves Martins, Suéllen Fogaça) 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Estimulação realizada no CIPE – Centro Integrado de Políticas Educacionais (Marilaine Dalberto Alves Gatto) 

SALA 12: 

A ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA E AS PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA NO CIPE (WILLIAM MARQUES DE SANTANA) 

A INTEGRAÇÃO SENSORIAL: Estimulação sensorial realizado no CIPE (Patrícia Pereira do Nascimento) 

SALA 13:  

Práticas Inclusivas na Educação Infantil - Desenvolvendo Habilidades (Caroline Recalcatti, Maria Rosalina Petri e Márcia Dalgallo)  

SALA 14:  

Os protocolos da Educação Especial no município de Toledo - PR e a Atuação do Professor de Apoio como facilitador do Desenvolvimento Infantil. 

Publicado por Alexssandro Morgenroth em 04/08/2023