FORMAÇÃO CONTINUADA: Palestra/01/08/2022
Matutino: Auditório da PUC
Vespertino: Teatro Municipal de Toledo

TEMA: FELICIDADE, BEM-ESTAR E SIGNIFICADO, NA VIDA
PALESTRANTE: Prof. Me. Frank Duarte

A felicidade é uma das emoções mais significativas, pois sempre vem acompanhada de momentos que se mantêm vivos em nossa memória afetiva, como o nascimento de um filho, uma conquista pessoal, ou ainda, o reencontro de um amigo, ou de um grande amor.

Nesse percurso, ter empatia é fundamental, pois tal exercício transforma a vida e pode promover a felicidade, haja vista que se disponibilizar a ajudar o outro é uma das bases para se sentir bem.

O bem-estar pessoal também demanda a promoção de um ambiente de trabalho saudável, no qual haja partilha e respeito, visando ao objetivo maior de “significar a vida das pessoas”. Essa é a missão da educação: significar!


Currículo: graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2007), em PSICOLOGIA pela Fametro (AM) (2016), em Processos Gerenciais UNICSUL (2018); atualmente, graduando em Letras Português Inglês (2021); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Supeior (2012), em Gestão de Pessoas (2011), em Neurociências na Educação (2016), em Terapia Cognitiva Comportamental (2018); em Neuropsicopedagogia (2018), em Neuropsicologia (2018) em Educação 5.0: Metodologias e Tecnologias Inovadoras (2020), em MBA em Neuromarketing (2021) e em Inteligência Artificial (2021). Mestre em Educação pela Universidad Del Atlantic (2015) e doutorando em Ciências da Educação pela UNR, Argentina (2016) e em Psicologia pelo ITS, na Flórida (2021). Tem experiência na área de Docência do ensino Superior, na Educação, em Neurociências e Transtornos de Aprendizagens, em Formação de Professores e em Educação Corporativa. É associado à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e na Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), Membro do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Cognição Humana (Neuropsicogh) e autor do livro "Aluno Significado & Professor Significante".

FORMAÇÃO CONTINUADA: Palestra/01/08/2022
Matutino: Teatro Municipal de Toledo

Vespertino: Auditório da PUC

TEMA/TÍTULO: Contextualizar a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a possibilidade de formação humana a todos os sujeitos
PALESTRANTE: Professora Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos

O tema da inclusão escolar tem sido amplamente abordado nos debates contemporâneos na área da Educação. No século XXI, a preocupação com as formas de atendimento, bem como a formação dos profissionais que atuam na educação expressam e reforçam a necessidade de proposições em relação à universalização de direitos humanos e sociais, à democratização da educação básica, ao exercício da cidadania, à valorização da diversidade e ao reconhecimento do direito à diferença, referentes aos grupos identificados como excluídos historicamente.

Neste trabalho com o município de Toledo, será abordado o processo de inclusão e de humanização das pessoas com e sem deficiência e apresentar conhecimentos teórico-metodológicos que permitam, de forma científica, refletir e buscar alternativas para os problemas prático-sociais na educação e na educação especial na contemporaneidade. Para tanto, será feita uma breve contextualização sobre as políticas de educação especial e quais suas implicações ao trabalho docente e a escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais no que se relaciona ao acesso e às condições de permanência desta população na educação básica. Na sequência, será realizada uma abordagem do conteúdo destacando aspectos fundamentais da Teoria histórico-cultural de modo geral e da Defectologia Vigotskiana em particular, considerando as proposições para a Educação especial, sobretudo, os aspectos teórico-metodológicos que se apresentam como contribuições da ciência psicológica ao atendimento educacional das pessoas com deficiência, os quais esclarecem sobre a produção social da consciência e o papel da escolarização. Isto porque, defendemos as possibilidades de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência por processos preventivos e compensatórios, visto que todas as pessoas podem aprender por vias comuns ou alternativas. Dessa forma, a educação inclusiva/inclusão escolar abarca a preocupação com a garantia não só da presença física do aluno com necessidades educacionais especiais em sala de aula, mas também com a implantação de uma política que favoreça a permanência, a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos.

Espera-se com esse trabalho, apresentar elementos que reforcem a função essencial da educação escolar na formação humana e subsídios teórico-práticos que permitam pensar a Educação enquanto campo de ação, prática social e área de atuação técnico-profissional, que considera as contribuições da política educacional, das teorias pedagógicas e da prática educativa para possibilitar, por meio do ensino, aprendizagem e desenvolvimento a todas as pessoas.

Currículo: graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPPGE/Unioeste e Doutora em Psicologia – Programa de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – PPI/UEM; Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES em Doutorado Sanduíche na Universidad de la Habana (UH), Habana-Cuba é Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR e GEPESPHC e membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE; Atualmente, atua como professora do Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Cascavel, instituição em que também foi coordenadora Geral do Núcleo de Formação de Professores e Prática de Ensino – NUFOPE. Também foi coordenadora responsável pela Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Cascavel – (PR), tem experiência na área de Educação Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental e no processo de formação de professores da Educação Especial e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.

FORMAÇÃO CONTINUADA: Palestra- 02/08/2022
Matutino: Auditório da PUC
Vespertino: Teatro Municipal de Toledo

TEMA/TÍTULO: A ARTE DA ESCUTATÓRIA: E ESCUTA DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
PALESTRANTE: Me. ANDERSON NOVELLO (ANDERSON GOMES)

Será que a escola ensina a ouvir? Será que os professores ouvem, de fato, seus alunos? Será que a equipe escolar costuma ouvir-se? A leitura e a escrita são habilidades estimuladas em todas as fases escolares. A fala, embora com menor rigor e frequência, também é estimulada. E a escuta atenta, ativa e interessada é ensinada e praticada? Esta palestra enfatiza a importância de saber ouvir no ambiente profissional, além dos problemas relacionados com a desatenção e a falta de empatia entre os envolvidos no processo educacional. São apresentadas estratégias para melhorar a escuta, as relações interpessoais e minimizar as falhas de comunicação.




Currículo: bacharel em Artes Cênicas e licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É especialista em Ensino de Arte e possui MBA em Gestão das Organizações Educacionais. É mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Já atuou como professor, tutor/EAD e orientador em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência na área de Letras no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Ministra palestras, treinamentos, capacitações, oficinas e cursos por todo o Brasil. Seus principais temas são: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa, Oratória Para Profesores, A Arte da Escutatória, Ética e Integração no Ambiente Profissional. É Autor dos livros de Literatura Infantil “A bruxa do batom borrado”, “O pintinho ruivo de raiva”, “Filomenos, o cabrito aflito”, “As três tias de Matias”, “Carta para Tia Tita” e “Os adoráveis bilhetinhos da Professora Ada”. Membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, onde ocupa a cadeira nº 139. Palestrante convidado para compor o Painel Educação no evento Focus Brasil – Londres 2018 e 2019. Autor / contador de histórias convidado para visitar escolas com ensino de Língua Portuguesa – Londres 2018 e 2019. Autor convidado para o 1º Encontro de Escritores Brasileiros em Nova York 2019.

FORMAÇÃO CONTINUADA: Palestra- 02/08/2022
Matutino: Teatro Municipal de Toledo
Vespertino: Auditório da PUC

TEMA/TÍTULO: “AUTISMOS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL – A INCLUSÃO NA ESCOLA E NA VIDA”
PALESTRANTE: Me. JOANNA DE PAOLI

Considerando o aumento de crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas em escolas em todo Brasil, emerge a necessidade de formação básica e continuada dos profissionais da educação para atuar com essas crianças para favorecer processos inclusivos, educativos e potencializar, ao máximo, o desenvolvimento destas crianças. Portanto, a partir do questionamento “como incluir estudantes com o diagnóstico de autismo?” a palestra compartilha a mesma base epistemológica do Currículo Municipal de Toledo/PR, Proposta Pedagógica Curricular/AMOP, abordando os temas inclusão, compensação social no autismo de acordo com a perspectiva histórico-cultural e possibilidades de intervenção educacionais para favorecer os processos educacionais e de desenvolvimento.


Currículo: professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF); licenciada em química pela Universidade de Brasília (UnB) e pós graduada em Psicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE) Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB). Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural e membro do Grupo de Estudos “Comunidades de Aprendizagem Hiperconectada para Inclusão” sob a coordenação das professoras: Dra. Luciane Maria Schlindwein (UFSC) e Dra. Daniele Nunes Henrique Silva (UnB). Professora com foco nos temas de autismo, inclusão e educação especial nas Pós-graduações de Educação Especial e inclusiva na perspectiva histórico-cultural (Instituto Saber), Psicopedagogia (UNIEURO), Autismo em uma perspectiva históricocultural (UNIEURO) e Psicomotricidade (IEPSE). Autora de capítulos de livros, organizadora de livros e autora de artigos, palestrante sobre temas relacionados a inclusão, a educação especial, o autismo e a educação em ciências. Mãe de um adolescente com uma síndrome rara e com comorbidade no espectro do autismo e atuante nas causas do movimento da neurodiversidade.