PÁGINA ATUALIZADA POR: psicologia@smed.toledo.pr.gov.br

PSICOLOGIA - SMED

A atuação do Psicólogo no contexto escolar é de cunho educativo e social, embora muitas vezes, a expectativa de suas ações esteja reduzida ao viés clínico e diagnóstico. Referente à atuação, esta ocorre principalmente a partir da solicitação da gestão escolar.
O profissional pode intervir desenvolvendo atividades coletivas, almejando conscientização e/ou prevenção acerca de diferentes temas. Ainda, pode realizar atendimentos individuais, onde por meio do diálogo e da utilização de técnicas a criança pode expressar possíveis sofrimentos. Porém, caso identificada demanda que transcenda as ações no espaço escolar, encaminha-se a criança para atendimento com profissional especialista. O Psicólogo também pode refletir em conjunto com a equipe multidisciplinar, a fim de buscar garantia de cidadania e dos direitos humanos da criança através de encaminhamentos para a Rede de Proteção. Além disso, as ações do Psicólogo também se voltam para o acompanhamento do processo de aprendizagem, tanto dos alunos com dificuldades escolares quanto daqueles que são observadas potencialidades. Pode-se recorrer à avaliação com utilização de testes padronizados, sendo também considerados durante o processo os aspectos qualitativos concernentes a criança. A partir desta, busca-se realizar os encaminhamentos e orientações dos educandos em suas necessidades educacionais. Também pode o profissional auxiliar no planejamento de estratégias para fortalecimento de vínculo entre escola-família, assim como, mediar discussões com diferentes temáticas com enfoque preventivo e de orientação, sendo possível estabelecer parceria com outros profissionais. Sendo assim, a atuação do Psicólogo busca favorecer o desenvolvimento global do educando, o que só é possível por meio de ações que envolvam toda a comunidade escolar, as quais poderão possibilitar as transformações necessárias para se alcançar uma educação de qualidade.

MATERIAIS PSICOLOGIA