geografia

Coordenadora Carla Michelon Ribeiro

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Marechal C. Rondon). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambientais (GEPECIA) da Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unioeste – Campus Toledo. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz  (FACIBRA), Pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado: Educação Especial (Dimensão) e Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO – Polo Goioerê). Graduada em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Marechal C. Rondon).

GEOGRAFIA

A Geografia quanto componente curricular obrigatório na Educação Básica, tem como principal objetivo compreender a produção dos espaços como processos sociais mediados pelo trabalho humano, posicionando-se frente às desigualdades sociais através da leitura dos espaços produzidos e reconhecer-se como agente das transformações desses espaços, buscando novas formas de interagir com o meio e com o outro, para garantir a emancipação humana e a sustentabilidade em escala mundial (AMOP, 2018). 

Para que este objetivo seja efetivado se faz necessário a compreensão e entendimento dos principais conceitos da Geografia: Espaço (o conceito de espaço é ligado diretamente com o tempo, pois através do tempo e espaço se dá as relações e as ações humanas); Território (esta ligado com as relações de poder empregadas ao espaço geográfico); Região (considera-se determinada porção do espaço com fatores comuns, sejam eles físicos, humanos e/ou cultuais); Paisagem (organização de determinado espaço, seja ela humanizada ou previamente natural); e Lugar (esta interligado com o espaço vivido, onde são criadas as memórias).

Na Proposta Pedagógica Curricular (PPC) assim como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ensino de Geografia no Ensino Fundamental I está distribuído em cinco unidades temáticas, sendo estas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do Trabalho; Formas de representação e pensamento espacial; Natureza, ambientes e qualidade de vida. 

Desta forma destaca-se que os objetos de conhecimento de cada unidade temática validem através de práticas científicas a Geografia quanto ciência humana na qual estuda a relação do sujeito com seus semelhantes e a relação com o ambiente físico.

Segue os drives de conteúdos do Componente Curricular de GEOGRAFIA

MPT NA ESCOLA

MAPAS DE TOLEDO

EXPEDIÇÃO GEOLÓGICA / SOLOS

FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA 2023

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2022

GEOPARK

PROJETO QUEIJARIA 

ILUMINANDO GERAÇÕES - COPEL

EDUCATRÂNSITO

Segue vídeos sobre GEOGRAFIA