APRESENTAÇÃO
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e abrange o atendimento em creches e pré-escolas. O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando os direitos de aprendizagens, apoiados nos eixos norteadores: interações e brincadeiras. É importante ressaltar que o cuidar e o educar também são características desta etapa da educação e estes são indissociáveis. Neste sentido, compreendemos que a intencionalidade pedagógica está presente em todos os momentos do atendimento na Educação Infantil e, nesta perspectiva elevamos o trabalho nesta etapa da Educação Básica para que esteja voltado ao educar e o cuidar seja apenas um ato intrínseco nas ações previamente planejadas pelo professor.
A proposta da Semana da Educação Infantil é instigar nos profissionais da Educação a construção de um perfil docente aberto ao aprendizado contínuo, a ampliação, a revisão e a inclusão de conceitos, partindo do pressuposto de que profissionais da Educação precisam estar constantemente estudando e buscando ampliar a qualidade de sua percepção e ação pedagógica. Sendo um momento de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, o formato apresentado para a XVIII Semana da Educação Infantil conta com apresentações culturais, palestras e salas de estudo, que serão realizadas por profissionais convidados e por servidores da rede municipal de ensino, que muito tem a contribuir através do compartilhamento de vivências e experiências em sala de aula.
O tema da XVIII Semana da Educação Infantil “Tempos e Espaços Promotores de Relações” tem o objetivo de proporcionar reflexões sobre o uso dos diferentes espaços das instituições de ensino, atrelado à organização da rotina. Pensar que uma rotina bem estruturada favorece o trabalho pedagógico nos leva a refletir que tudo o que é feito na Educação Infantil precisa ser planejado. Utilizar os diferentes espaços como promotores de interações e aprendizagem, mostra que as possibilidades pedagógicas na Educação Infantil são inúmeras e relevantes, ao passo que promovem o aprendizado de forma lúdica, prática e respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular.
Neste sentido, proporcionar momentos de estudos, reflexão e acima de tudo, vislumbre do trabalho realizado na Educação Infantil do município, é essencial para que os professores percebam e validem a importância e relevância de seu trabalho e percebam a importância da constância na busca pelo estudo.